quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Visitando o eixo VII, destaco a interdisciplina “Educação de Jovens e Adultos”, pelas aprendizagens que construí. Coisas novas e interessantes que só um espaço de formação me levou a descobrir. Embora trabalhando muitos anos em educação escolar, não tinha conhecimento do EJA. A interdisciplina além de nos oportunizar conhecer as políticas públicas e a história da EJA, ofereceu um material teórico muito rico e interessante sobre estes sujeitos que buscam a escola em outro momento de suas vidas. Foi a partir desses estudos que conheci o trabalho da EJA no meu município. Pude constatar uma grande demanda de jovens freqüentando essa modalidade de ensino. Jovens que por diferentes motivos foram excluídos da escola de tempo normal. Que me levou a refletir sobre as não aprendizagens, que fazem nossos alunos somar anos de reprovação e no processo a evasão escolar sem completar o ensino fundamental. Gostei muito de ampliar meus conhecimentos nessa área. A interdisciplina de “linguagem e educação” a partir das leituras proposta nos aponta como a escola, na maioria das vezes padroniza o uso da linguagem, oral e escrita colaborando para a exclusão dos grupos que não participam desse padrão. Excluídos muitas vezes recorrem a EJA. O estudo da didática, planejamento e avaliação apontam para práticas pedagógicas com metodologias que valorizam os conhecimentos previamente construído pelos sujeitos e partem desses para a construção de aprendizagens significativas. O aluno como sujeito ativo do seu processo de aprender.

Um comentário:

Roberta disse...

LOiva!!

Fizeste um apanhado geral das interdisciplinas nos mostrando as tuas aprendizagens durante o semestre.

Abraços
Roberta