quinta-feira, 11 de novembro de 2010

O oitavo eixo do curso foi também o meu retorno para a sala de aula depois de seis anos de afastamento. Minhas expectativas eram muitas. Foram sete semestres de leituras e reflexões que possibilitaram inúmeros aprendizados. Era hora de colocá-los em prática, e os mais de 20 anos de experiência não me deram tranqüilidade. As aprendizagens construídas me pediam nova postura diante do processo de ensinar. Fazer deste ato, um ato reflexivo, descobrir como meu aluno aprende e transformar a sala de aula num espaço de aprendizagem. Nesses seis anos nossa escola foi informatizada, estava também, diante do desafio de trabalhar com as tecnologias no processo aprendizagem dos meus alunos. Com o conhecimento adquirido no curso e a motivação dos alunos, a experiência foi positiva, pois o uso das TICs representa, para nossos alunos de classes mais desfavorecidas, a única oportunidade de participar do mundo tecnologizado, e utilizá-lo como mais um recurso para aprender foi instigante. Outro desafio foi desenvolver um projeto de aprendizagem com meus alunos, com a proposta de colocá-los como protagonistas do processo de construção das próprias aprendizagens. A experiência atiçou minha curiosidade em relação ao trabalho com projetos e se tornou o tema de estudo do meu TCC.

Um comentário:

Nadie Christina disse...

Oi Loiva,

que momento especial deve ter sido este retorno, com tantos desafios e inquietações. Diante desta longa trajetória docente e depois de vencido o desafio, poderias falar um pouco mais sobre a experiência com projetos no estágio? Também fiquei curiosa para saber mais. Como isso está sendo abordado no teu TCC?
Deixo o convite para complementares e nos brindar com alguns registros das tuas descobertas.
Um carinhoso abraço e votos de um ótimo final de semana!
Profa. Nádie