domingo, 21 de novembro de 2010

A atividade proposta pelo SI para visitar todos os eixos do curso, no primeiro momento, assustou. Destaco agora, embora exaustiva, necessária para a construção do meu TCC. Nesses quatro anos muitas leituras importantes estavam distantes, a visita acendeu a memória. Meu primeiro e importante encontro foi com os pensadores John Dewey, Kilpatrick, Célestian Freinet, Ovide Decroly, Maria Montessori, Anísio Teixeira, Paulo Freire que em diferentes tempos da história da educação se dedicaram a estudar a aprendizagem a partir do interesse dos alunos. Onde os educadores de hoje buscam fundamentação para o trabalho com projetos. Tema do meu TCC. Porem destaco o meu reencontro com os estudos sobre a construção do conhecimento, para reafirmar o que já havia elegido como aprendizagem mais importante neste curso: os estudos sobre os modelos pedagógicos e modelos epistemológicos na apresentação de Fernando Becker (2001). Entender a aprendizagem como construção, um processo individual e ao mesmo tempo coletivo, é fundamental para optar por uma metodologia de trabalho. Como também é importante saber como estes conceitos foram construídos ao longo da história da educação e a quem eles servem. Esse conhecimento permite fazer escolhas e ter autonomia da prática educativa.

Um comentário:

Roberta disse...

Loiva!!

Esse era o objetivo do Seminário Integrado nesse semestre: olhar com outros olhos o que já foi trabalhado e tirar dali a base para o TCC, vejo que contigo isso funcionou bem e te trouxe teorização nessa etapa conclusiva.

Abraços
Roberta