domingo, 17 de outubro de 2010

A visita ao quinto eixo a partir da interdisciplina da Psicologia da Vida Adulta me levou a refletir sobre o adulto que me tornei. Destaco aqui o meu adulto profissional e a interdisciplina sobre as Políticas Públicas e Gestão da Educação me fizeram entender que ele foi construído a partir de um modelo de educação produzido num determinado momento da história da educação brasileira. Uma educação com métodos tradicionais onde o ato de aprender foi a memorização. A educação bancária de que Paulo Freire tantas vezes se referiu, onde o professor deposita o conhecimento que só ele possui e o aluno recebe de forma dócil sem questionar. Uma escola alienante que matou, por muito tempo, minha curiosidade investigativa e minha criatividade, mas especialmente minha autonomia quando não me oportunizou o direito de exercitar o pensamento reflexivo. Mas também é fruto de um momento histórico de lutas pela democracia onde os professores das grandes redes estaduais de ensino começam a lograr sua organização sindical e a conquistar planos de cargos e carreira, com valorização da formação e a gestão democrática da educação. Me fez entender que a gestão democrática da educação é um processo em construção que envolve toda a organização da educação brasileira. Que o campo da administração da educação ao longo do tempo vem cristalizando modelos que se cruzam e/ou se rompem a cada contexto histórico, político e social da sociedade brasileira, e que na realidade o que está em jogo é, principalmente, uma mudança na estrutura das relações de poder na organização dos sistemas de ensino e das unidades escolares. Assim não basta estatuir normas formais para democratizar a gestão da escola, é preciso democratizar as práticas de toda a comunidade escolar, e para tal, é preciso encarar a democracia como um princípio ético-político que necessita ser cultivado em todos os espaços de relações sociais.

Tudo isso tem relação com meu TCC, quando investigo a metodologia de projetos como proposta de aprendizagem que desenvolvam autonomia e autoria na produção do conhecimento.

Um comentário:

Roberta disse...

Loiva!!

Essa tua postagem possui elementos interessantes de análise pessoal relacionando isso tudo a conhecimentos teóricos. Isso nos mostra como o exercício de escrita no blog melhora a nossa reflexão.

Abraços
Roberta