domingo, 10 de outubro de 2010

O eixo IV foi fundamental para refletirmos nossa prática em relação a seleção dos conteúdos e metodologia no ensino de Ciências, Matemática, Estudos Sociais, disciplinas tradicionais do nosso currículo escolar.

Suas interdisciplinas, trouxeram em primeira mão a possibilidade de reflexão das minhas concepções, de como elas foram construídas ao longo da minha vida e que se tornaram base para minhas ações e compreensão do mundo. Essa identificação foi importante para poder refletir criticamente estes conceitos e tornar as ações mais conscientes e comprometidas.

Lembro da aula presencial da interdisciplina de Ciências, onde o professor questionava porque estudar Ciências. Instigando-nos a duvidar, a querer saber um pouco mais, para não ser enganado por coisas que nos são ditas, para ter um pouco mais de discernimento das coisas que ouvimos. Pareceu-me tão simples, mas de muita importância. Precisamos desenvolver uma consciência crítica para podermos intervir no espaço e no tempo em que vivemos, especialmente com nossa tarefa de formação de pessoas. O texto “Representando o ensino de Ciências a partir de novas histórias da ciência” de Teresinha Dutra da Rosa Russel, ajudou nesta reflexão quando diz: “A descrição do tempo, do espaço e das condições político-sociais, em que aparecem determinadas explicações científicas, nos permite não só entender com maior profundidade a lógica daquelas visões de mundo, mas também refletir sobre as condições sociais de produção das teorias contemporâneas.

Precisamos ser curiosos para dar espaço para a curiosidade em nossas salas de aula. Curiosos da nossa história de vida, curiosos das coisas que nos cercam. Abrir espaço para as perguntas, para a investigação.

Um comentário:

Roberta disse...

Loiva!!

A curiosidade é realmente o que nos move em busca de sabermos mais e mais.
Por isso que os PA's são uma forma tão interessante de aprender, pois partem da curiosidade de nossos alunos.

Abraços
Roberta